Para elaborar as dicas, contamos com a colaboração do coordenador de Pré-Vestibular do Anglo, Alfredo Francisco do Nascimento.
Preparação antes da largada
1 – Organize seu tempo e o conteúdo que falta estudar. Faça uma planilha com os horários para cada disciplina e intervalos para lanches. Uma sugestão é estudar oito horas por dia: quatro na parte da manhã (8 às 12h) e quatro na parte da tarde (de 14 às 18h).
Durante a corrida
2 – Estude, no máximo, uma hora por disciplina durante o dia. Se você separar um dia todo para estudar apenas matemática, por exemplo, as chances de você não conseguir absorver o conteúdo são grandes. "O ideal é separar uma hora por turno para cada disciplina, que assim o rendimento será muito maior", comenta Nascimento.
3 – Coragem! Não desanime no meio da corrida. Até mesmo os maratonistas de verdade, que correm 42 quilômetros, precisam lidar com obstáculos. "A melhor maneira de encarar um problema é não fugir dele. Tem matéria atrasada? Então tem que ter paciência e sentar e estudar bastante", comenta o coordenador.
4 – Não é porque você tem pouco tempo que vai deixar de dormir. É importante descansar por no mínimo 8 horas. O dia tem 24h, então ainda sobrarão 16h para você pensar em estudar. :) Sobre o lazer, não é para exagerar, nem para ficar sem. Faça programas leves e reserve um dia para você sair com os amigos ou ler um bom livro.
5 – Se você faz academia, continue com sua rotina de exercícios físicos. Eles são bons para dar o pique ideal para aguentar a maratona. Se você não costuma se exercitar, reserve uma horinha para passear com o seu cachorro ou para fazer uma caminhada leve e oxigenar o cérebro.
6 – Alimente-se bem. “Ninguém consegue estudar de estômago vazio. Então é importante tomar um bom café da manhã antes de começar e fazer um lanche antes do almoço, que também deve ser reforçado. Com o estômago vazio o rendimento também cai e o estudante não consegue estudar como deveria", diz Nascimento.
Reta final
7 – Acompanhe as atualidades e reserve um tempo para fazer uma ou duas redações. Na volta às aulas, peça para seu professor ou um amigo corrigi-las. "Estudante não pode estar isolado do mundo, precisa estar antenado. A melhor maneira de fazer isso é lendo jornais. Quem lê escreve melhor, mas redação exige prática. Por isso é importante escrever e, no início das aulas, pedir para um professor corrigir os textos".
Se você seguir essas dicas, com certeza estará mais preparado para continuar a maratona até o dia do vestibular e voltará preparado para acompanhar o segundo semestre com muito mais pique!
Nenhum comentário:
Postar um comentário