No dia 22 de julho, durante o programa Café com a Presidenta da Rádio Nacional, Dilma Rousseff aproveitou o assunto referente ao desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e anunciou que o governo federal vai lançar em agosto o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec).
De maneira análoga ao que acontece no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos para as universidades públicas brasileiras através do desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Sisutec também selecionará seus estudantes a partir da nota do Exame. A criação oficial do sistema deverá ser publicada em breve no Diário Oficial da União. Os interessados devem ficar atentos pois o Sisutec será aberto no início de agosto, dia 5.
Inicialmente, participarão do programa institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. Segundo a presidenta, “o estudante, então, consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência. Em seguida, é feita a seleção dos alunos, considerando a nota que receberam no [Exame Nacional do Ensino Médio] Enem. Isso significa que quem concluiu o ensino médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico”.
Ainda de acordo com Dilma, considerando apenas os cursos técnicos do Pronatec, os mesmos contabilizam um total de 1,250 milhão matrículas de jovens que estão tendo ou tiveram acesso a esse tipo de formação que “já foi muito valorizada no Brasil e ajuda a melhorar a qualidade do emprego”. A chefe de estado também ressaltou que, além dos cursos técnicos, que são voltados aos estudantes de ensino médio e têm duração média de um ano e meio, o Pronatec envolve cursos de qualificação profissional para os trabalhadores e para os cadastrados no Bolsa família (ambos com duração de dois a quarto meses).
Nenhum comentário:
Postar um comentário