terça-feira, 23 de julho de 2013

Indicação de estudo para a Redação do Enem 2013

Indicação de estudo para a Redação do Enem 2013A importância e o peso da redação na prova do Enem são indiscutíveis. Com as mudanças nas regras e consequente aumento na exigência dos corretores, cada detalhe pode fazer muita diferença.
Muito se fala sobre a estrutura, coesão e coerência do texto, mas não podemos esquecer que a ortografia e a gramática correta (exigidas na primeira das cinco competências da redação) também têm peso considerável na nota final.
E é justamente neste ponto que entra a nossa indicação de hoje.
O site Ponto Enem, administrado pelos professores Maurício Araujo e Alessandra Santos (ambos graduados pela USP – Universidade de São Paulo), disponibiliza gratuitamente um Guia de Gramática Básica para a Redação do Enem, para download em pdf.
Como o próprio nome diz, a apostila digital apresenta tópicos básicos da gramática da Língua Portuguesa em formato de dicas e exercícios. Veja abaixo os conteúdos abordados.
  • Flexões do substantivo
  • Concordância verbal
  • Colocação pronominal
  • Ortografia

Como estudar Redação para o Enem 2013


Como estudar Redação para o Enem 2013Enfim chegamos ao término da nossa série. E pra fechar com chave de ouro, falaremos de técnicas e dicas para você se dar bem na produção da redação do Enem.
Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.
Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:



I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.
Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!

Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:
1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.
2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.
3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.
4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.
 
E para estudar (treinar)? Como proceder?
Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!
Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.
Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.
E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.
Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

5 erros que você deve evitar na preparação do Enem

5 erros que você deve evitar na preparação do Enem
Sempre publicamos dicas e macetes pra você otimizar suas notas no Enem. Mas percebemos que muitos estudantes cometem erros que levam ao desperdício de horas e horas de estudo. Sejam erros na hora de estudar ou na hora da prova.
E hoje falaremos sobre algumas atitudes que você NÃO deve tomar na preparação para o exame mais importante do país. Vamos a elas:

1 – Estudar apenas o que gosta ou a área que pretende seguir no ensino superior.
Este certamente é um dos piores erros! A regra é simples: Você consegue melhorar mais onde sabe menos! Portanto, seus estudos devem estar voltados para todas as áreas, independentemente dos seus gostos e da sua escolha de curso.

2 – Marcar para estudar em grupo e perder tempo com conversas paralelas.
Essa perda de foco é muito comum entre os jovens. Claro que dá vontade de contar os acontecimentos do final de semana. Mas caso tenha marcado uma tarde de estudos na segunda-feira, garanta que os assuntos tratados no grupo sejam sobre matemática, química, geografia etc.

3 – Não fazer exercício das edições anteriores do Enem e dos vestibulares tradicionais.
Talvez a palavra que melhor se assemelhe a “estudo” seja “treino”.  Um certo professor de física sempre diz que “aula serve para entender, mas não fixa nada! O que fixa a matéria é exercício!” . Portanto, resolver questões das edições anteriores é primordial para um bom desempenho. Quem estuda no sofá, com as pernas pra cima, só lendo, dificilmente terá sucesso. Clique aqui para conhecer nosso material que traz as últimas edições do Enem.

4 – Não fazer um plano de estudos.
Imagine a gravação de um filme sem um roteiro. Uma bagunça! Pois é, com os estudos é a mesma coisa. Sem um plano (cronograma) você não se organiza. Se não se organiza, não cria uma rotina de estudos. Sem uma rotina, os estudos rendem menos e mais tempo é necessário. E isso leva ao cansaço e a desmotivação. Certamente não é desta maneira que você quer se preparar para a prova que pode decidir seu futuro.

5 – Deixar para estudar na última hora.
Parece chavão, mas é a pura realidade. Ainda tem muita gente que literalmente deixa pra iniciar a preparação na última hora, como se fosse fazer uma prova do colégio. Quando começar a estudar?  Três meses antes da prova? Após as inscrições? Depois do Edital? Não! Você deve começar agora, neste exato momento. Aliás, se ainda não iniciou sua preparação, saiba que você já está atrasado! Que tal começar contrariando o tópico anterior?

O candidato que evitar tais erros não tem garantias de um ótimo desempenho no Enem 2013, mas está na trilha para o sucesso. Já aquele que seguir os passos acima certamente não deve ter muitas pretensões com o resultado do exame. Cabe a você escolher qual caminho irá seguir.

Nota do Enem será utilizada para acesso a cursos técnicos

No dia 22 de julho, durante o programa Café com a Presidenta da Rádio Nacional, Dilma Rousseff aproveitou o assunto referente ao desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e anunciou que o governo federal vai lançar em agosto o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec).
De maneira análoga ao que acontece no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos para as universidades públicas brasileiras através do desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Sisutec também selecionará seus estudantes a partir da nota do Exame. A criação oficial do sistema deverá ser publicada em breve no Diário Oficial da União. Os interessados devem ficar atentos pois o Sisutec será aberto no início de agosto, dia 5.
Inicialmente, participarão do programa institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. Segundo a presidenta, “o estudante, então, consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência. Em seguida, é feita a seleção dos alunos, considerando a nota que receberam no [Exame Nacional do Ensino Médio] Enem. Isso significa que quem concluiu o ensino médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico”.
Ainda de acordo com Dilma, considerando apenas os cursos técnicos do Pronatec, os mesmos contabilizam um total de 1,250 milhão matrículas de jovens que estão tendo ou tiveram acesso a esse tipo de formação que “já foi muito valorizada no Brasil e ajuda a melhorar a qualidade do emprego”. A chefe de estado também ressaltou que, além dos cursos técnicos, que são voltados aos estudantes de ensino médio e têm duração média de um ano e meio, o Pronatec envolve cursos de qualificação profissional para os trabalhadores e para os cadastrados no Bolsa família (ambos com duração de dois a quarto meses).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Divirta-se estudando Química com vídeos e conteúdos multimídia


A PUC-Rio, junto com o Ministério da Educação, montou um site bem legal e fácil de usar para aqueles que querem aprender um pouco mais de Química.
O projeto Conteúdos Educacionais Digitais traz uma série de vídeos, arquivos de áudio e até softwares para você entender melhor as matérias de química. Bastante didáticos, os arquivos estão divididos de maneira temática e fica fácil encontrar o assunto específico que você quer estudar.
Os vídeos e o áudio são ótimos para ver em casa ou no caminho para a escola, mas talvez o mais legal sejam os softwares. Com eles, os alunos podem interagir e até “fazer” experimentos (tudo virtualmente).

Memorize fórmulas de geometria com uma paródia de “Show das Poderosas”, da Anitta

video

As músicas da cantora Anitta estão em todos os lugares. Para quem não curte, pode ser meio irritante passar o dia com “Show das Poderosas” na cabeça. E mesmo quem curte pode enjoar. Mas e se essa música-chiclete ajudasse você a decorar algumas fórmulas de geometria para o vestibular?
Estudantes de uma escola da Bahia fizeram uma paródia chamada “Show da Estudiosa” que faz exatamente isso. Se você acha difícil memorizar as fórmulas para o cálculo da área de figuras geométricas, a música vai te ajudar. Assista:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ewL3T_fzaw8

Palestras na Unesp falam sobre física de um jeito fácil de entender

Para quem gosta de física ou apenas deseja entendê-la melhor, o evento “Física ao Entardecer” do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é uma boa sugestão. Realizado desde 1999, o programa tem palestras feitas por professores das principais universidades do Brasil sobre vários temas da ciência, sempre abordados de forma acessível a todo mundo.
Neste segundo semestre, estão previstas palestras de agosto a novembro com temas como buracos negros, energia nuclear, clima e aceleradores de partículas.
As atividades são gratuitas e abertas ao público geral e começam sempre às 19 horas, no auditório do Instituto de Física Teórica da Unesp, que fica na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
Veja a programação completa:
15 de agosto – Luz síncrotron, o LNLS, e o Sirius, o novo acelerador de partículas
brasileiro
Prof. Antônio José Roque da Silva
Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
19 de setembro – Se o ar quente sobe porque é frio nas montanhas e
quente no litoral?
Prof. Otaviano Helene
Instituto de Física da USP
24 de outubro – Panorama mundial das usinas nucleares
Profa. Emico Okuno
Instituto de Física da USP
21 de novembro – Dimensões extra, buracos negros e supercordas
Prof. Horatiu Nastase
Instituto de Física Teórica da UNESP

Hospital Albert Einstein vai oferecer curso de Medicina em 2015

O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, confirmou nesta semana que vai abrir um curso de graduação em Medicina em 2015. A instituição já oferecia cursos de pós-graduação, especialização, cursos técnicos, residências médicas e uma faculdade de Enfermagem e vinha discutindo há seis meses com o Ministério da Educação (MEC) a ideia.





A graduação vai utilizar a estrutura do hospital, que fica em São Paulo. Serão 100 vagas e o valor da mensalidade do curso ainda não foi definido. O hospital também pretende ainda ampliar o número de vagas de residência, passando de 70 para 100 a partir de 2014.
Desde o início do ano, cabe ao MEC indicar onde serão abertas vagas em cursos de Medicina, tendo como critério fatores como relevância do curso para a população e capacidade instalada para receber os alunos. O governo pretende criar 11,4 mil vagas até 2017 e a expectativa é que a decisão do hospital estimule outras instituições importantes a abrirem cursos também.

Resolvendo o dilema das férias de julho: estudar ou descansar?

Confira dicas de especialistas para aproveitar bem o período de descanso que lhe resta e voltar às aulas com muita energia para o segundo semestre

As férias de meio de ano podem ser um alívio para quem está se preparando para o vestibular, mas costumam trazer o velho dilema: esse é um período exclusivamente de descanso ou é necessário manter o ritmo dos estudos? Segundo especialistas ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE, a resposta depende de como você usou o seu tempo até agora. 
Qual é o seu caso?
- “Estudei muito no primeiro semestre e nas primeiras semanas de julho”
Se você aproveitou o primeiro semestre e o começo de julho para estudar bastante, reserve uma semana para descansar e se divertir, como sugere o coordenador do cursinho Anglo em São Paulo, Alberto Francisco do Nascimento. “Todo mundo deve ter pelo menos uma semana de descanso completo, para relaxar, curtir. Mas é para curtir mesmo, sem levar apostila e nem pensar em estudar. A máquina precisa aliviar”, comenta Nascimento. 

- “Aproveitei o começo das férias para esquecer o vestibular e me divertir”Por outro lado, se você já usou parte das férias para a diversão, é hora de usar o resto das férias para retomar o ritmo de estudos, como encoraja a coordenadora do cursinho da Poli, Alessandra Venturi. Use parte da manhã ou da tarde para estudar – isso vai servir como um “aquecimento” antes do último semestre de total dedicação e maratona de provas.

- “Estou com muita matéria acumulada para estudar” Para os estudantes que pegaram leve demais no primeiro semestre e deixaram matérias atrasadas, as férias podem ser o período de deixar tudo no lugar para não ser deixado para trás já no início do novo semestre. Mesmo assim, não se esqueça daquela semana (ou pelo menos alguns dias) dedicada só a você. Isso é importante para ajudar a recuperar energias. 

- “Vou viajar”Para aqueles que vão viajar, o professor Alberto recomenda que fiquem atentos a questões do dia a dia que podem virar tema de uma prova de vestibular. Por exemplo, os alunos que vão conhecer o Nordeste podem aproveitar para estudar o relevo, clima e vegetação característicos da região. Quem viaja de carro também pode estudar conceitos de física relacionados ao funcionamento do motor ou à inércia após uma freada mais brusca. “O aluno que faz esses tipos de associações sempre acabam se lembrando da matéria”, afirma. Levar umas apostilas a tiracolo pode ser bom, especialmente se essa viagem durar mais que uma semana. 

Conselhos que valem para todo mundo
- Saiba que estas férias não são iguais às outras“Não dá para se desligar totalmente, o vestibular está aí. Ele está de férias em relação ás aulas do cursinho, mas não deve se esquecer do estudo individual e deve aproveitar o momento em que estaria assistindo a aulas para estudar em grupo ou individualmente”, diz Alessandra Venturi.

- Na hora de estudar, dedique seu tempo a coisas úteisSegundo Venturi, o estudante deve valorizar o tempo extra que possui e aproveitar para rever as disciplinas em que ainda tem alguma dúvida ou aquelas em que nem começou a estudar. Também é a hora de fazer provas de vestibulares anteriores observando os tempos de cada prova; isso dará um bom diagnóstico de como ele está indo nos estudos e vai lhe ajudar a identificar os pontos em que precisa melhorar e, assim, elaborar uma rotina de estudos mais eficiente.

- Aproveite para ler as obras literárias indicadas e assistir a filmes sobre temas que podem ser cobrados Muitas das obras literárias indicadas nos vestibulares do país são muito prazerosas de ler, mas com o tempo corrido nem sempre damos a atenção que deveríamos à leitura – ou não conseguimos aproveitá-la. Então essa pode ser uma boa oportunidade para dar uma chance aos clássicos de Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Lima Barreto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre outros. Aproveitar parte do tempo livre para ver filmes que abordam temas que podem cair nos vestibulares também é uma forma de estudar de forma divertida. No blog Divirta-se Estudando, do GUIA, indicamos muitos filmes e outras atividades que o ajudarão a se preparar para a prova de forma prazerosa. 

- Não exagere nas horas de estudos durante as férias Organize sua semana e estude em apenas um horário (ou na parte da manhã, ou depois do almoço), mas com tudo programado, sem um esforço excessivo. "O estudo não deve ser pesado nesse período. Não é preciso se estressar antes do tempo”, diz Nascimento. 

- Nas férias ou não, reserve sempre um tempo para o descansoVenturi também reforça que o estudante nunca deve se esquecer de ter sempre um tempo de descanso, nas férias e fora delas. “Nas devidas proporções, o estudante deve ter tempo sempre para a sua vida social, para se alimentar adequadamente e, claro, dormir bem. No começo do ano é possível sair mais, mas com a proximidade do vestibular, o ideal é priorizar os estudos”, comenta.

Veja 7 passos para aproveitar os últimos dias das férias e colocar a matéria em dia

Você está convivendo com a culpa de estudar ou não estudar nas férias? Se você está com a matéria em dia, tire a preocupação da cabeça e relaxe! Mas... Se você deixou muita acumular, melhor começar a recuperar o prejuízo a partir de agora. Faltam poucos dias para a volta às aulas, mas ainda dá tempo de estudar bastante coisa. Confira 7 passos para correr essa maratona e chegar com tudo no segundo semestre!





Para elaborar as dicas, contamos com a colaboração do coordenador de Pré-Vestibular do Anglo, Alfredo Francisco do Nascimento.
Preparação antes da largada
1 – Organize seu tempo e o conteúdo que falta estudar. Faça uma planilha com os horários para cada disciplina e intervalos para lanches. Uma sugestão é estudar oito horas por dia: quatro na parte da manhã (8 às 12h) e quatro na parte da tarde (de 14 às 18h).
Durante a corrida
2 – Estude, no máximo, uma hora por disciplina durante o dia. Se você separar um dia todo para estudar apenas matemática, por exemplo, as chances de você não conseguir absorver o conteúdo são grandes. "O ideal é separar uma hora por turno para cada disciplina, que assim o rendimento será muito maior", comenta Nascimento.
3 – Coragem! Não desanime no meio da corrida. Até mesmo os maratonistas de verdade, que correm 42 quilômetros, precisam lidar com obstáculos. "A melhor maneira de encarar um problema é não fugir dele. Tem matéria atrasada? Então tem que ter paciência e sentar e estudar bastante", comenta o coordenador.
4 – Não é porque você tem pouco tempo que vai deixar de dormir. É importante descansar por no mínimo 8 horas. O dia tem 24h, então ainda sobrarão 16h para você pensar em estudar. :) Sobre o lazer, não é para exagerar, nem para ficar sem. Faça programas leves e reserve um dia para você sair com os amigos ou ler um bom livro.
5 – Se você faz academia, continue com sua rotina de exercícios físicos. Eles são bons para dar o pique ideal para aguentar a maratona. Se você não costuma se exercitar, reserve uma horinha para passear com o seu cachorro ou para fazer uma caminhada leve e oxigenar o cérebro.
6 – Alimente-se bem. “Ninguém consegue estudar de estômago vazio. Então é importante tomar um bom café da manhã antes de começar e fazer um lanche antes do almoço, que também deve ser reforçado. Com o estômago vazio o rendimento também cai e o estudante não consegue estudar como deveria", diz Nascimento.
Reta final
7 – Acompanhe as atualidades e reserve um tempo para fazer uma ou duas redações. Na volta às aulas, peça para seu professor ou um amigo corrigi-las. "Estudante não pode estar isolado do mundo, precisa estar antenado. A melhor maneira de fazer isso é lendo jornais. Quem lê escreve melhor, mas redação exige prática. Por isso é importante escrever e, no início das aulas, pedir para um professor corrigir os textos".
Se você seguir essas dicas, com certeza estará mais preparado para continuar a maratona até o dia do vestibular e voltará preparado para acompanhar o segundo semestre com muito mais pique!

domingo, 14 de julho de 2013

Inscrições para o Enade vão até o dia 16 de agosto

Exame vai avaliar rendimento de alunos em 17 cursos de ensino superior.
Inscrição tem de ser feita pelas instituições; prova é em 24 de novembro.

Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições on-line para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013. Cabe às instituições de educação superior inscrever seus alunos. As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.
Nesta edição do Enade, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária,nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Os seguintes alunos devem participar das provas:
• Ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso este ano
• Concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014
• Estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição
• Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013
• Estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso até 16 de agosto
O Enade é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

UnB é a primeira federal a oferecer curso online aberto e gratuito

Curso de Bioenergética também é pioneiro na área de ciências da saúde no país

A Universidade de Brasília (UnB) é a primeira universidade federal a oferecer um Mooc (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa) no Brasil. Em parceria com o portal de aulas Veduca, a instituição disponibilizará o curso de Bioenergética online e gratuitamente a partir da quinta-feira (11).
Como funciona
Primeiro curso na área de Ciências da Saúde do país, o Mooc de Bioenergética da UnB foi criado para suprir uma demanda de cursos online nesse setor. Os interessados pelo curso podem se inscrever nosite do Veduca. As aulas são grátis e não existe limite de prazo para concluir o curso. Quem organiza o cronograma de estudos é o próprio aluno. No fim do curso, que em média leva três meses para ser concluído, haverá uma prova presencial e distribuição de certificado para quem for aprovado.
Expansão da oferta de cursos
Outras universidades brasileiras, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, também estão interessadas em usar a plataforma para lançar cursos com o Veduca ainda no segundo semestre de 2013: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-SP e a PUC-RJ. A Universidade de São Paulo (USP) já oferece cursos no site desde o mês passado. Unicamp e Unesp também já estão com disciplinas disponíveis no site.
"Os cursos devem ser na área de especialidades dessas universidades. O ITA tem uma expertise muito grande no setor de Aeronáutica, por exemplo, e a FGV tem uma fortaleza muito grande nas áreas de Administração, Economia e Direito", afirma Carlos Souza, fundador do Veduca.
O site Veduca também oferece cursos de universidades estrangeiras de renome, como Harvard, MIT, Oxford e Stanford.

Candidato tem até hoje (12) para fazer inscrição na lista de espera do Sisu 2º semestre 2013

Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para aderir à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2013. A convocação dos selecionados ocorrerá a partir de 17 de julho, caso haja vaga.
Podem participar os candidatos que não foram chamados em nenhuma das duas listas anteriores e os que foram selecionados na segunda opção de curso, independentemente de terem feito a matrícula. Para participar, basta acessar o site do Sisu.
Números
Neste segundo semestre, 788.819 estudantes se inscreveram no Sisu. A oferta foi de 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podiam se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tiraram zero na redação. 

Prazo para pedido de isenção no vestibular 2014 da UFMG acaba hoje



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe até as 19h desta sexta (12) os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2014. Como a partir desse ano as provas tradicionais foram substituídas pelas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a isenção vale apenas para os candidatos aos cursos que exigem teste de habilidade específica.
Podem fazer o pedido candidatos interessados nas vagas de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, licenciatura em Dança, Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro.
A isenção pode ser solicitada por candidatos que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio, inscritos no Ensino Médio por Exame Supletivo e que foram aprovados em pelo menos quatro matérias, além de estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que concluíram o primeiro ano. Os interessados devem enviar os documentos solicitados até 15 de julho, para a Copeve/UFMG, no seguinte endereço:
Unidade Administrativa III, 2º andar
Campus Pampulha da UFMG
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627
Pampulha - Belo Horizonte/MG.

Podem ser concedidas isenções totais e parciais (50%) da taxa de inscrição, de acordo com a análise das condições socioeconômicas do candidato. O resultado será divulgado em 14 de agosto.

Em maio, a UFMG anunciou que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) passará a ser adotado como forma de seleção dos cursos superiores. O Enem será critério único de seleção, exceto para os cursos que exigem teste de habilidade específica. Quem não se inscreveu no Enem 2013 está fora da disputa para as vagas do próximo ano. Outras informações podem ser consultadas no site da UFMG.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Terminam nesta sexta-feira, 14 de junho, as inscrições para o tradicional simulado do cursinho objetivo, o “Fuvestão” de Junho de 2013. O cadastro e a realização da prova são gratuitos, além de distribuir prêmios aos candidatos bem classificados.
A inscrição deve ser feita nas escolas do cursinho ou através do site do mesmo: http://www1.curso-objetivo.br/index.asp

A Prova

O exame, que ocorrerá no sábado, dia 15, às 14 horas será feito com base nas provas da primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Serão cobradas 90 questões sobre todas as matérias do ensino médio.
Os candidatos serão divididos em duas partes, Vestibulandos (aqueles que estão no último ano do ensino médio ou que já concluíram o mesmo) e Treineiros (quem está anterior ao último ano do ensino médio), porém a prova será unificada.
Mais de 100 unidades do cursinho realizarão a prova.

Premiação

Para os melhores classificados a premiação seguirá os seguintes critérios:
  • Notebook para os primeiros de cada área;
  • Prêmios em geral e desconto no cursinho para os melhores colocados;
  • Todos que fizeram pontuação maior que 55 pontos concorrerão a um iPhone.
Para sabatistas e outros candidatos que não possam realizar o exame no horário reservado, por motivos semelhantes, poderão realizar a prova, somente na unidade Paulista, realizando o exame a partir das 18 horas.
Mais informações podem ser encontrada no site ou nas unidades da instituição.

VESTIBULAR

Vestibular Tradicional

No vestibular tradicional, o mais conhecido de todos, os candidatos são selecionados por meio de provas presenciais com questões referentes ao conteúdo dos três anos do ensino médio. As questões podem ser objetivas ou discursivas, ou ainda uma combinação delas, e normalmente é exigida também uma redação.
Todos os candidatos daquela edição fazem as provas nos mesmos dias e horário e o exame pode ter uma ou duas fases. Para alguns cursos, como o de Música, Artes, Dança e Arquitetura, entre outros, pode ser exigida uma prova de Habilidades Específicas.
vestibular tradicional é utilizado como forma de ingresso em instituições públicas e particulares, podendo ser realizado uma ou duas vezes por ano, dependendo da política de cada instituição.

Vestibular Seriado

No vestibular seriado, Processo Seletivo Seriado (PSS), ou avaliação seriada, o aluno não precisa fazer o vestibular tradicional, as provas são sequenciais e realizadas a cada ano do ensino médio. São três exames no total, cada um avaliando somente o conteúdo daquela série, mais pelo menos uma redação.
Normalmente o candidato se inscreve para os exames seriados na primeira série do ensino médio e faz uma prova a cada ano, até concluir a terceira série, quando então escolhe o curso que deseja fazer.
O vestibular seriado é usado por instituições públicas e privadas.
Saiba mais em: Processo Seletivo Seriado

Vestibular Agendado

No vestibular agendado, o aluno escolhe a data e o horário mais convenientes para realizar o exame a partir das opções oferecidas pela universidade ou faculdade.
Normalmente, o candidato deve comparecer ao local pessoalmente para fazer a prova, que varia em número e tipo de questões de acordo com a instituição escolhida. Uma variação dessa modalidade é o vestibular por computador, no qual as questões do exame são apresentadas e respondidas de forma eletrônica.
O vestibular agendado é utilizado somente por instituições privadas.

ENEM

O Enem pode ser usado tanto como complemento do vestibular tradicional em instituições públicas e privadas, como uma forma de ingresso independente do exame.
As universidades e faculdades que utilizam a nota do ENEM para complementar a nota obtida na prova convencional em porcentagens variadas, ou até mesmo como uma das fases de seu processo seletivo.
Algumas instituições particulares permitem o ingresso em seus cursos somente com a nota Enem, sem a necessidade de fazer outras provas, e o resultado do Enem também é usado em outros tipos de seleção, como o Sisu e o Prouni.
Saiba mais em: Enem

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) utiliza exclusivamente a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga nas universidades públicas participantes. Criado e gerenciado pelo MEC, esse sistema é totalmente informatizado e não há a necessidade de realizar outras provas. Quanto melhor a nota do Enem, maiores as chances de ingressar na universidade pelo Sisu.
São duas edições do Sisu por ano, uma no primeiro e uma no segundo semestre. As datas de inscrição são divulgadas pelo MEC, onde também é possível consultar as instituições participantes.
O Sisu é utilizado somente em instituições públicas.
Saiba mais em: Sisu

ProUni

Programa Universidade para Todos (Prouni) utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos de baixa renda a bolsas parciais e integrais em instituições particulares que aderiram ao programa.
Para participar do Prouni é obrigatório ter realizado o Enem, ter atingido uma média de pontos nas cinco disciplinas e nota acima de zero na redação.
A seleção para as bolsas do Prouni acontece duas vezes por ano. Os alunos que forem selecionados pelo programa podem precisar realizar alguma prova, dependendo da universidade em que vai estudar.
O Prouni é utilizado somente em instituições privadas.

FGV abre inscrições para Vestibular 2014

Fundação Getúlio Vargas (FGV) abriu, nesta segunda-feira (8), as inscrições para o processo seletivo do Vestibular 2014. O processo abrange os cursos presenciais do Rio de Janeiro, que têm inscrições abertas até o dia 30 de setembro, e de São Paulo, com inscrições até 16 de outubro. O candidato que tiver interesse em realizar a prova, deverá realizar cadastro no endereço eletrônico da instituição: www.vestibular.fgv.br. A taxa de inscrição é de R$ 75 se for paga até as 18h do dia 16 de agosto. Após essa data, o valor sobe para R$ 150, que é o valor integral do processo. Alunos da rede pública que forem realizar a prova para a unidade do Rio de Janeiro têm até o dia 23 de setembro para realizar o pedido de isenção, já os que foram realizar para São Paulo têm até o dia 14 de outubro. Ambos deverão entregar a documentação necessária para a comprovação. 
A unidade do RJ oferece os cursos de Administração, Ciências Sociais, Direito, Economia, História e Matemática Aplicada. Já a unidade paulistana oferece os cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia e Direito. Juntas, as unidades totalizam 650 vagas para o primeiro semestre do próximo ano (2014).

Provas

A aplicação das provas para todos os cursos do Rio de janeiro será realizada no dia 20 de outubro deste ano (2013). Já para os cursos de São Paulo, o cronograma será o seguinte:
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP): 8 de dezembro;
  • Escola de Economia de São Paulo (EESP): primeira fase – 1 de dezembro, segunda fase – 15 de dezembro;
  • Escola de Direito de São Paulo: primeira fase – 10 e 15 de dezembro, segunda fase 9 e 13 de dezembro (prova oral).

Enem

Para o Rio de Janeiro, parte das vagas será reservada para os candidatos que realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. A inscrição para estes será de R$10 e deve ser paga entre 8 de julho e 30 de setembro. As duas formas de seleção poderão ser realizadas pelos candidatos.

Biologia: Ciclo de vida das células: divisão celular - (meiose II)


Segunda fase da meiose
1. Prófase II: há a condensação dos cromossomos;
2. Metáfase II: os cromossomos se agrupam na região equatorial da célula;
3. Anáfase II: ocorre a separação das cromátides de cada cromossomo;
4. Telófase II: nessa etapa, cada célula-filha, provinda da meiose I, forma duas células - resultando em quatro células.
EXERCÍCIOS
1. (PUC-RS) Para fazer o estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização?
a) Prófase.
b) Pró-metáfase.
c) Anáfase.
d) Telófase.
e) Metáfase.
Resposta: E
2. (Fuvest-SP) Um cromossomo é formado por uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática humana em (A) possui (B) moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letrasA e B?
a) A: início de intérfase (G1); B: 46.
b) A: fim de intérfase (G2); B: 23.
c) A: início de mitose (prófase); B: 46.
d) A: fim de mitose (telófase); B: 23.
e) A: qualquer fase do ciclo celular; B: 92.
Resposta: A
3. (FMU-FIAM-FAAM-SP) Um evento característico da subfase paquíteno, da prófase I da meiose, é a:
a) condensação dos cromossomos homólogos.
b) recombinação genética.
c) terminalização dos quiasmas.
d) formação das tétrades.
e) fragmentação da carioteca.
Resposta: B

Os 5 melhores cursos de Secretariado do Brasil

escritorio
Secretariado, ou Secretariado Executivo, é o conjunto de atividades empregadas na assessoria de empresas e em outras organizações públicas ou privadas, no que diz respeito a planejamento, organização e rotina de trabalho.
O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez.
Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização.
A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta.
O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso.
Gostou da carreira? Confira os melhores cursos:
FaculdadeEstrelas
(PE) Recife – UFPE★★★★★
(PR) Londrina – UEL★★★★★
(PR) Toledo – Unioeste★★★★★
(RS) Passo Fundo – UPF★★★★★
(SP) São Bernardo do Campo – Metodista★★★★★

*Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013

As cinco profissões mais vantajosas

Medicina
Salário médio: R$ 8,4 mil
Jornada semanal: 42h
Cobertura previdenciária: 93%
2. Odontologia
Salário médio: R$ 5,3 mil
Jornada semanal: 38h
Cobertura previdenciária: 83%
3. Serviço de transportes
Salário médio: R$ 6 mil
Jornada semanal: 39h
Cobertura previdenciária: 93%
4. Engenharia civil
Salário médio: R$ 5,7 mil
Jornada semanal: 42h
Cobertura previdenciária: 91%
5. Setor militar
Salário médio: R$ 7,6 mil
Jornada semanal: 42h
Cobertura previdenciária: 97%