Vestibular Tradicional
No vestibular tradicional, o mais conhecido de todos, os candidatos são selecionados por meio de provas presenciais com questões referentes ao conteúdo dos três anos do ensino médio. As questões podem ser objetivas ou discursivas, ou ainda uma combinação delas, e normalmente é exigida também uma redação.
Todos os candidatos daquela edição fazem as provas nos mesmos dias e horário e o exame pode ter uma ou duas fases. Para alguns cursos, como o de Música, Artes, Dança e Arquitetura, entre outros, pode ser exigida uma prova de Habilidades Específicas.
O vestibular tradicional é utilizado como forma de ingresso em instituições públicas e particulares, podendo ser realizado uma ou duas vezes por ano, dependendo da política de cada instituição.
Vestibular Seriado
No vestibular seriado, Processo Seletivo Seriado (PSS), ou avaliação seriada, o aluno não precisa fazer o vestibular tradicional, as provas são sequenciais e realizadas a cada ano do ensino médio. São três exames no total, cada um avaliando somente o conteúdo daquela série, mais pelo menos uma redação.
Normalmente o candidato se inscreve para os exames seriados na primeira série do ensino médio e faz uma prova a cada ano, até concluir a terceira série, quando então escolhe o curso que deseja fazer.
O vestibular seriado é usado por instituições públicas e privadas.
Vestibular Agendado
No vestibular agendado, o aluno escolhe a data e o horário mais convenientes para realizar o exame a partir das opções oferecidas pela universidade ou faculdade.
Normalmente, o candidato deve comparecer ao local pessoalmente para fazer a prova, que varia em número e tipo de questões de acordo com a instituição escolhida. Uma variação dessa modalidade é o vestibular por computador, no qual as questões do exame são apresentadas e respondidas de forma eletrônica.
O vestibular agendado é utilizado somente por instituições privadas.
ENEM
O Enem pode ser usado tanto como complemento do vestibular tradicional em instituições públicas e privadas, como uma forma de ingresso independente do exame.
As universidades e faculdades que utilizam a nota do ENEM para complementar a nota obtida na prova convencional em porcentagens variadas, ou até mesmo como uma das fases de seu processo seletivo.
Algumas instituições particulares permitem o ingresso em seus cursos somente com a nota Enem, sem a necessidade de fazer outras provas, e o resultado do Enem também é usado em outros tipos de seleção, como o Sisu e o Prouni.
Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) utiliza exclusivamente a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga nas universidades públicas participantes. Criado e gerenciado pelo MEC, esse sistema é totalmente informatizado e não há a necessidade de realizar outras provas. Quanto melhor a nota do Enem, maiores as chances de ingressar na universidade pelo Sisu.
São duas edições do Sisu por ano, uma no primeiro e uma no segundo semestre. As datas de inscrição são divulgadas pelo MEC, onde também é possível consultar as instituições participantes.
O Sisu é utilizado somente em instituições públicas.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos de baixa renda a bolsas parciais e integrais em instituições particulares que aderiram ao programa.
Para participar do Prouni é obrigatório ter realizado o Enem, ter atingido uma média de pontos nas cinco disciplinas e nota acima de zero na redação.
A seleção para as bolsas do Prouni acontece duas vezes por ano. Os alunos que forem selecionados pelo programa podem precisar realizar alguma prova, dependendo da universidade em que vai estudar.
O Prouni é utilizado somente em instituições privadas.